segunda-feira, 28 de março de 2011

PROTEGER O LINCE IBÉRICO

Todas as ajudas são relevantes para proteger o lince ibérico e os territórios ocupados por esta espécie em risco de extinção. O projecto Iberlinx acaba de lançar um portal onde dá conta dos desenvolvimentos desta iniciativa que envolve entidades portuguesas e espanholas em acções de conservação do lince ibérico e do desenvolvimento dos territórios que este ocupa.
O portal dirige-se a um público técnico e não técnico e dá acesso a informação relevante sobre o projecto, pretendendo assumir-se como um espaço de visita e consulta regular para quem se interessa e se envolve directa ou indirectamente no objectivo de proteger esta espécie.
O site está disponível em português, castelhano e inglês e serve também de porta de entrada para a utilização do Sistema de Informação IBERLINX, que permite a partilha de informação georreferenciada.
Disponível em,
http://www.iberlinx.com/home.html

Fonte: tek.sapo.pt

sábado, 26 de março de 2011

BIBLIOTECA DO CONHECIMENTO ONLINE

A Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) disponibiliza o acesso ilimitado e permanente às instituições de investigação e do ensino superior aos textos integrais de mais de 22.000 periódicos científicos internacionais e 18.000 ebooks de 19 fornecedores de conteúdos, através de assinaturas negociadas a nível nacional.Esta biblioteca começou a ser planeada em 1999, altura em que na programação do Quadro Comunitário de Apoio foi referida por "Biblioteca Nacional de C e T em Rede".
Em 2000, o OCT – Observatório das Ciências e Tecnologias procedeu a um levantamento exaustivo das assinaturas de revistas científicas de todas as instituições portuguesas para preparar as negociações com as editoras, em 2001 foi disponibilizada a importante ferramenta de bibliografia científica Web of Knowledge , do Instituto de Informação Científica de Filadélfia, que permitiu o acesso a títulos, resumos e informação de citações e impactos de cerca de 8.500 revistas, incluindo registos desde 1945. Também em 2001 foi iniciada pelo OCT a negociação com as principais editoras.
A disponibilização dos textos integrais das primeiras 3.500 publicações, de 6 editoras, foi assegurada em Março de 2004. Em 2005 a biblioteca passou a disponibilizar os textos integrais de mais de 16.750 publicações.
Site: http://www.b-on.pt/

Fonte: iGov Central

terça-feira, 15 de março de 2011

INTERNET EXPLORER 9 (FINAL) - DOWNLOAD

A Microsoft disponibilizou esta terça-feira a versão oficial do navegador Internet Explorer 9.
A principal mudança gráfica do programa é que os menus ficaram menores para dar mais espaço para a página.
A Microsoft, que ainda detém a liderança do mercado de navegadores, fez várias mudanças em comparação ao Internet Explorer 8.
O recurso de transformar uma página numa aplicação consiste em trazê-lo para a barra de ícones do Windows.
Ao clicar sobre o ícone com o botão direito, ele mostrará atalhos para secções do site, caso a página tenha programação adequada.
No Facebook, por exemplo, são exibidas algumas opções como aceder à área de mensagens ou o feed de notícias do perfil.
Outra grande diferença que os utilizadores antigos do Internet Explorer vão notar é o aumento da área de visualização das páginas abertas pelo navegador.
O Internet Explorer 9 só funcionará em computadores equipados com os sistemas Windows Vista ou Windows 7.
De acordo com a empresa, não foi possível inserir os mesmos recursos de velocidade do navegador com a estrutura do Windows XP.
A partir desta manhã, o Internet Explorer 9 estará disponível para download no site oficial do navegador.
Página Oficial (downloads)

Fonte: Diário Digital

sexta-feira, 11 de março de 2011

FERRAMENTAS GRATUITAS PARA CALCULAR O IRS

Está em marcha a primeira fase de entrega das declarações anuais de impostos. No início do mês começaram as entregas em papel.
No próximo mês avança a entrega online, também para os contribuintes da primeira fase.

Modelo 3 pretende ser uma ferramenta de apoio à gestão das finanças para lá do fim do ano fiscal dos contribuintes. Para usar a ferramenta, que não exige a instalação de software, deve começar por juntar todas as facturas que entram nas contas (um procedimento que vale, claro, para qualquer ferramenta).
À medida que vai fazendo a introdução de itens no sistema deve escolher as opções rendimento ou dedução, clicando em botões específicos na aplicação para rendimento ou dedução.
Enquanto a declaração vai sendo preenchida, o utilizador vai sendo informado de quanto tem a receber ou a pagar e dos limites de deduções aplicáveis, facilitando a compreensão dos limites existentes para cada categoria.
Site: http://modelo3.pt/

Com uma lógica idêntica está também disponível o IRX.
Esta nova ferramenta, disponível para diversas versões Windows, incluindo Windows 7, promete uma forma rápida e simples de importar, calcular, simular, analisar, comparar e entregar a declaração anual de impostos.
A entrega da declaração preenchida, com rendimentos e deduções calculadas com o apoio da ferramenta, pode ser feita online ou em papel, com a impressão da informação reunida nos modelos oficiais.
Para ter acesso a uma licença de agregado familiar gratuita há várias possibilidades:
- tornar-se fã do IRX no Facebook,
- ser assinante do jornal Informador Fiscal, 
- enviar um email para os contactos do site pedindo uma licença.
Site: http://www.irx.com.pt/

No blog de finanças "Pedro e o blog" também volta este ano a existir uma ferramenta de acesso gratuito que pode ajudar.
Francisco Mesquita é o autor desta ferramenta, mais simples e menos abrangente que os exemplos anteriores, mas que pode ser igualmente útil para fazer algumas contas.
Explica-se no blog que a ferramenta dirige-se aos contribuintes com rendimentos da categoria A, H e J. Ou seja, aos trabalhadores dependentes, beneficiários de pensões ou de rendimentos obtidos no estrangeiro e não residentes.
Link: http://www.pedropais.com/impostos/simulador-irs-2010

O IRSCalc da Jurinfor é uma das ferramentas mais antigas do mercado, actualizada todos os anos, e que aposta nesta lógica que acompanhamento anual das finanças
A ferramenta permite não só apurar dados para saber antecipadamente valores a liquidar - gerando um ficheiro offline que pode ser enviado por email, por exemplo, ou preencher a declaração para entrega, por via electrónica ou em papel.
Obtenha aqui o download do programa ou da actualização .

Pedem-se mais sugestões, a quem as tenha e veja nelas uma boa alternativa ao simulador das Finanças.

Fonte: tek.sapo.pt
 

quinta-feira, 10 de março de 2011

GOOGLE CHROME 10 DISPONIVEL PARA DOWNLOAD

Melhorias ao nível da velocidade, segurança (recurso à sandbox também na utilização do Flash Player integrado no navegador) e simplificação da interface para personalizar as definições do browser são as principais novidades do último Chrome.
A empresa promete que a nova versão será capaz de correr de forma mais rápida mesmo as aplicações Web mais complexas e ganha funcionalidades como a sincronização de passwords para sites entre os vários dispositivos usados para acesso à Internet.
A versão estável do Chrome 10, pode ser descarregada aqui,
http://www.google.com/chrome/


Fonte: tek.sapo.pt

INTERNET EXPLORER 9 DISPONÍVEL A 14 DE MARÇO

A Microsoft revelou a data de disponibilização da nova versão do seu Internet Explorer. O browser fica disponível para download na próxima segunda-feira. Entre as principais características do produto estão o suporte a novas normas (como o HTML5 e o CSS3), melhorias ao nível da velocidade e aceleração por hardware.
O suporte a HTML 5 é uma das novidades mais aguardadas do IE9 por vir colmatar uma falha importante do seu antecessor que o deixa em desvantagem perante alguns produtos concorrentes. No que se refere à aceleração por hardware esta é também uma novidade importante, uma vez que tem um impacto directo na performance do browser. A interface de utilizador também muda, para uma apresentação mais simples e mais funcional.
Fonte: tek.sapo.pt

terça-feira, 1 de março de 2011

MICROSOFT LANÇA CORRECTOR PARA O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO

O Office acaba de ganhar novos correctores ortográficos para a língua portuguesa, que vêm compatibilizar as últimas versões das ferramentas de produtividade da Microsoft com o novo Acordo Ortográfico, anunciou a empresa, em comunicado. A actualização vai permitir que se continue a usar a anterior ortografia ou que se opte pela que agora está a ser introduzida, explicou a Microsoft.
Os novos correctores ortográficos estão disponíveis para utilizadores do Office 2010 e Office 2007, sob a forma de actualizações gratuitas, que podem ser solicitadas através do site criado para o efeito,
http://www.microsoft.com/portugal/acordoortografico/default.mspx