sexta-feira, 11 de março de 2011

FERRAMENTAS GRATUITAS PARA CALCULAR O IRS

Está em marcha a primeira fase de entrega das declarações anuais de impostos. No início do mês começaram as entregas em papel.
No próximo mês avança a entrega online, também para os contribuintes da primeira fase.

Modelo 3 pretende ser uma ferramenta de apoio à gestão das finanças para lá do fim do ano fiscal dos contribuintes. Para usar a ferramenta, que não exige a instalação de software, deve começar por juntar todas as facturas que entram nas contas (um procedimento que vale, claro, para qualquer ferramenta).
À medida que vai fazendo a introdução de itens no sistema deve escolher as opções rendimento ou dedução, clicando em botões específicos na aplicação para rendimento ou dedução.
Enquanto a declaração vai sendo preenchida, o utilizador vai sendo informado de quanto tem a receber ou a pagar e dos limites de deduções aplicáveis, facilitando a compreensão dos limites existentes para cada categoria.
Site: http://modelo3.pt/

Com uma lógica idêntica está também disponível o IRX.
Esta nova ferramenta, disponível para diversas versões Windows, incluindo Windows 7, promete uma forma rápida e simples de importar, calcular, simular, analisar, comparar e entregar a declaração anual de impostos.
A entrega da declaração preenchida, com rendimentos e deduções calculadas com o apoio da ferramenta, pode ser feita online ou em papel, com a impressão da informação reunida nos modelos oficiais.
Para ter acesso a uma licença de agregado familiar gratuita há várias possibilidades:
- tornar-se fã do IRX no Facebook,
- ser assinante do jornal Informador Fiscal, 
- enviar um email para os contactos do site pedindo uma licença.
Site: http://www.irx.com.pt/

No blog de finanças "Pedro e o blog" também volta este ano a existir uma ferramenta de acesso gratuito que pode ajudar.
Francisco Mesquita é o autor desta ferramenta, mais simples e menos abrangente que os exemplos anteriores, mas que pode ser igualmente útil para fazer algumas contas.
Explica-se no blog que a ferramenta dirige-se aos contribuintes com rendimentos da categoria A, H e J. Ou seja, aos trabalhadores dependentes, beneficiários de pensões ou de rendimentos obtidos no estrangeiro e não residentes.
Link: http://www.pedropais.com/impostos/simulador-irs-2010

O IRSCalc da Jurinfor é uma das ferramentas mais antigas do mercado, actualizada todos os anos, e que aposta nesta lógica que acompanhamento anual das finanças
A ferramenta permite não só apurar dados para saber antecipadamente valores a liquidar - gerando um ficheiro offline que pode ser enviado por email, por exemplo, ou preencher a declaração para entrega, por via electrónica ou em papel.
Obtenha aqui o download do programa ou da actualização .

Pedem-se mais sugestões, a quem as tenha e veja nelas uma boa alternativa ao simulador das Finanças.

Fonte: tek.sapo.pt
 

Sem comentários: