sábado, 17 de julho de 2010

AS SUAS PASSWORDS SÃO SEGURAS?

Registos, registo e mais registos…o difícil hoje é encontrar um site que não nos peça para nos registarmos.
São muitos os utilizadores que se vão registando por aqui e acolá, mas será que as passwords que usamos para nos registarmos são seguras? Será que estamos mais expostos do que pensamos?
A dica que se segue chega através deste site, e estamos perante um funcionamento bastante básico: o utilizador digita uma password e o site diz-nos imediatamente o tempo estimado que, por exemplo, um hacker com um PC doméstico necessitapara quebrar a chave. Nem mais nem menos.
Como mais-valia há que ter em conta o facto de podermos testar tanto palavras-chaves que já tenhamos em uso, bem como novas chaves que pretendamos usar de futuro.

Para quem ainda não sabe ou ainda não teve oportunidade, aproveito e faço um dois em um, ou seja, deixo algumas dicas para a criação manual de palavras-chave e que certamente darão mais «luta» a quem quer que tente desbloquea-las.
Assim, o manual da «boa criação de passwords» recomenda:
 • Uma password deve ter no mínimo 8 caracteres;
 • Tente incluir maiúsculas e minúsculas na password;
 • Tente incluir pelo menos um número;
 • Tente incluir caracteres especiais como por exemplo %,!, etc.

Ao termos em atenção os pontos supra listados, estamos concerteza no bom caminho para evitar que alguém, mais astuto, nos descubra a nossa preciosa password.

Para testar as suas passwords,
http://howsecureismypassword.net/
Fonte: kerodicas.com

Sem comentários: