segunda-feira, 12 de abril de 2010

CEM DOCUMENTOS QUE MARCAM A HISTÓRIA DA AMÉRICA

O Governo dos EUA disponibiliza na web digitalizações dos cem mais importantes documentos da sua história. Textos, imagens e documentos oficiais recontam a história dos Estados Unidos.
Trata-se de um site criado pelo governo norte-americano com o objectivo de levar os seus cidadãos a pensar, ou repensar, quais os seus direitos e deveres numa nação democrática.
Para o efeito este portal disponibiliza 100 daqueles que os seus organizadores consideram ser os documentos norte-americanos mais relevantes de todos os tempos - da Declaração de Independência (1776) ou Bill of Rights (1791) até ao Voting Rights Act (1965).
Segundo a mesma fonte, os referidos documentos reflectem a "diversidade e unidade" da América do Norte e o seu "compromisso enquanto nação para formar uma união mais perfeita".
Tendo como fonte de inspiração tão eloquentes manifestos, o governo espera que os mesmos estimulem alunos, professores, pais e público em geral a um debate alargado sobre a importância dos referidos textos e, no final, a uma decisão sobre quais são os mais relevantes e porquê.
Mais informação,
http://www.ourdocuments.gov/

Sem comentários: