quarta-feira, 30 de junho de 2010

PROCURA DE EVENTOS NA SUA REGIÃO

Aqui há coisa, é um site para procurar eventos na sua região, na data em que pretender. Aqui, pode escolher que actividades fazer na sua zona em cada dia, ou divulgar os que achar interessantes.
O site conta com a participação de todos aqueles que estão envolvidos na organização de actividades ou espectáculos, assim como de quem simplesmente acha que um evento merece ser divulgado.
Como permite planear as actividades lúdicas e culturais mais perto de casa, parece-me ser uma proposta interessante para os leitores.
Se reconhece mérito a um evento, então divulgue-o,
Site: http://www.aquihacoisa.com/

CENTRO HOSPITALAR DE SETÚBAL JÁ ESTÁ ONLINE

Já está on-line o novo site do Centro Hospitalar de Setúbal.
Lançado no âmbito da Comissão Organizadora do 50º Aniversário do Hospital de São Bernardo, o novo site do Centro Hospitalar de Setúbal apresenta uma nova imagem.
De acordo com o Portal da Saúde «esta reestruturação teve como objectivo reorganizar e complementar a informação existente, tornando a página mais acessível a todo os visitantes».
Mais informação,
http://www.chs.min-saude.pt/Default.aspx

VERDADEIRAS RELIQUIAS DO MUNDO DAS CELEBRIDADES

Procurando sobre cinema encontrei este "achado", um imenso banco de imagens em alta qualidade do cinema, com uma gigantesca lista de Actores e Filmes que datam até os anos 40/50 em média. É um site muito interessante, com actores e actrizes consagrados do cinema e da música daquela época, e melhor ainda, as fotos são em óptima resolução e com uma qualidade muito boa, mesmo sendo a preto e branco, as imagens são verdadeiras relíquias do mundo da celebridades.
Aqui pode encontrar pessoas consagradas tais como, Elvis Presley, Marylin Monroe, entre outros, tudo isso gratuitamente, óptimos para guardar no disco ou até mesmo para montagens.
Stills, Cenas e filmes clássicos, tudo para download gratuito, e ainda uma selecção de Posteres de Filmes Noir.
Não é necessário registo no site,
http://www.doctormacro.com/index.html

MOTOR DE BUSCA PARA ESTUDANTES

Este site permite aos estudantes usar um poderoso motor de busca especializado em material didáctico. Mais de 35.000 sites foram analisados por uma equipa de experts, garantindo que o conteúdo tem mais qualidade para uso acadêmico que se usamos outras ferramentas.
No buscador tudo está ordenado segundo a relevância e importância da busca, economizando tempo no trabalho de investigação.
Uma boa ferramenta para quem procura sempre encontrar trabalhos e conteúdo de qualidade.
Disponível em,
http://www.sweetsearch.com/
Fonte: wwwhatsnew.com

domingo, 27 de junho de 2010

IMAGENS DE MARCA

O programa Imagens de Marca está na Internet.
Para quem gosta de seguir o espaço de informação dedicado ao marketing e à publicidade esta é mais uma forma de ter acesso ao que vai passando na SIC Notícias.
O Imagens de Marca é um magazine de informação dedicado à publicidade e marketing, que aborda a temática da comunicação das marcas. Temas dedicados à estratégia, análise, inovação, bastidores da publicidade, responsabilidade social, entre outros, são motivo de reportagem no programa.
O Imagens de Marca está no ar na SIC Notícias desde Janeiro de 2004, tem vindo a conquistar um público muito fiel e afirmou-se no mercado como uma referência no mundo das marcas e das empresas nacionais e internacionais .
Quem passa pelo canal online pode rever reportagens, aceder ao museu da publicidade ou consultar um directório de marcas de A a Z.
Site: http://imagensdemarca.sapo.pt/

TABELA DOS ALIMENTOS DO INSTITUTO NACIONAL DE SAÚDE - ONLINE

O Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) passou a disponibilizar no seu site, com acesso totalmente gratuito, a Tabela de Composição dos Alimentos publicada em livro e CD em 2006. Desta forma, pode saber a composição exacta de cada alimento, mediante uma pesquisa por palavra-chave, grupo de alimentos, composição ou por ordem alfabética.
Segundo informação disponibilizada no site do INSA, esta tabela foi contruída com base em “estudos analíticos realizados pelos Laboratórios do Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN) do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) e pelo Instituto de Investigação das Pescas e do Mar (IPIMAR), publicações científicas, outras Tabelas e, para alguns alimentos processados, informação retirada dos respectivos rótulos.
A Tabela contém ainda dados obtidos por cálculo, caso das receitas e de valores de nutrientes para os quais não se dispunha de informação (valores omissos).”
Com esta ferramenta online, o INSA pretende contribuir “para uma maior literacia em saúde e, consequentemente, uma população mais informada, condições essenciais para a promoção da saúde e a prevenção de doenças associadas à alimentação.”
Mais informação, nesta página.
Fonte: iGov Central

IMTT COM MANUAIS ONLINE

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT) passou a ter disponível, no seu site, manuais de suporte à formação de condutores, assim como de apoio à actividade das escolas de condução.
O IMTT, I. P. elaborou um Manual de suporte à formação de condutores, e um outro de apoio à actividade das escolas de condução, que agora são disponibilizados.
Estes Manuais pretendem assim ser instrumentos de apoio à actividade de todos aqueles que, nas suas áreas de actuação, contribuem ou são destinatários do ensino da condução.
O Manual do Ensino da Condução é constituído por uma parte geral, enquadradora, definindo o referencial teórico dos diversos conteúdos, e por uma parte específica, seccionada em fichas autónomas, sobre conteúdos de formação dos candidatos a condutores da categoria B e incluindo textos complementares sobre temáticas mais complexas, para um maior aperfeiçoamento das matérias.
O objectivo desta medida é reforçar a qualidade do ensino da condução, podendo os manuais ser acedidos através da área Ensino da Condução no site deste instituto.

EXPRESSOS COM INTERNET GRATUITA NOS AUTOCARROS

A Rede Nacional Expresso (RNE) vai passar a disponibilizar aos seus passageiros acesso gratuito à internet nos autocarros. Para isso, basta ter um computador portátil ou um smartphone com antena de wireless para captar o sinal emitido. A partir da próxima semana, este serviço estará disponível em 100 autocarros, não estando ainda previsto o alargamento a um maior número de viaturas.
Para além da internet, estes autocarros terão ainda um canal de televisão exclusivo da Rede Expressos, produzido pela Zon Multimédia, que é também responsável pelo fornecimento do serviço de internet.
Site: http://www.rede-expressos.pt/default.aspx
Fonte: iGov Central

quinta-feira, 24 de junho de 2010

WINDOWS LIVE ESSENTIALS COM NOVA VERSÃO

A nova versão do Windows Live Essentials fica hoje acessível para o público em geral, com a disponibilização da beta pública do conjunto de aplicações.
Segundo explica a Microsoft, num anúncio no blog oficial do Windows, a nova versão destina-se a garantir uma maior integração entre o novo sistema operativo da empresa (talvez por isso só seja compatível com os Windows 7 e Vista) e os serviços baseados na Web - tanto os providenciados pela Microsoft como por terceiros.
O "pacote" Windows Live Essentials é composto por aplicações como o Galeria de Fotografias, Movie Maker, Writer, Messenger, Mail, que permite agregar contas de vários serviços (como o Gmail, Hotmail ou Yahoo), e o Windows Live Sync, que faz a sincronização entre os serviços na nuvem e os vários PCs usados pelo utilizador, permitindo acesso e actualização de documentos nas várias plataformas.
A nova versão das ferramentas inclui novidades como a sua integração com serviços como o Flickr, YouTube, Facebook, MySpace, LinkedIn, Blogger ou WordPress, para partilha de conteúdos média e documentos, e novas funcionalidades para os próprios programas.
Sem que tenha sido avançada uma hora em concreto, a beta pública do Windows Live Essentials será disponibilizada para download durante o dia de hoje - com versões em português, espanhol, inglês, francês, holandês, chinês e japonês - através do site criado para o efeito (que só ficará acessível na altura).
Site: http://explore.live.com/windows-live-essentials
Fonte: tek.sapo.pt

RECLAMAÇÕES, SUGESTÕES E ELOGIOS - ONLINE

Tem reclamações, elogios ou sugestões relativamente aos serviços disponíveis nas Lojas do Cidadão e da Empresa então já pode faze-los online, recorrendo ao sistema RES. O projecto - que também tem uma vertente “presencial” - está em fase de teste até Dezembro de 2010, abrangendo actualmente 10 Lojas do Cidadão, a saber, Laranjeiras, Restauradores, Porto, Braga, Coimbra, Viseu, Odivelas, Faro, Aveiro e Setúbal, assim como a Loja da Empresa de Lisboa.
Em alguns casos, é ainda possível apresentar RES sobre os serviços de atendimento prestados pelo Instituto da Segurança Social (ISS), pelo Instituto dos Registos e Notariado (IRN) e pela DGCI.
Após o período experimental, o RES será progressivamente alargado a outras entidades e às restantes Lojas do Cidadão e da Empresa.
Mais informação,
http://www.sires.gov.pt/

quarta-feira, 23 de junho de 2010

JÁ PODE ACEDER AOS SERVIÇOS DA SEGURANÇA SOCIAL DIRECTA COM O SEU CARTÃO DE CIDADÃO

Sabia que já pode aceder aos serviços da Segurança Social Directa com o seu Cartão de Cidadão?
É simples. Basta ligar o leitor do Cartão de Cidadão ao computador, activar o software de suporte (disponível em http://www.cartaodecidadao.pt/), inserir o Cartão no leitor e introduzir o PIN de autenticação.
Com a implementação desta medida, que é a primeira do Simplex’10 a ver a luz do dia, os cidadãos deixam de ter que solicitar a senha de acesso à SSD aos serviços da Seg. Social, passando a utilizar o Cartão de Cidadão e o PIN de autenticação do mesmo.
Está também prevista, no Simplex’10, a autenticação com o Cartão de Cidadão no Portal das Finanças.
Mais informação,
http://www.simplex.pt/index.asp

CAFÉS DO DIÁLOGO

Estão aí os primeiros Dialogue Cafe, espaços físicos onde se recorre à videoconferência para pôr a conversar, “cara a cara”, vários grupos de pessoas em todo o mundo.
O objectivo é o de proporcionar diferentes trocas de experiências e a permuta de aprendizagens e facilitar trabalhos conjuntos.
No site explica-se o conceito, dão a conhecer-se os mentores e mostram-se os “cafés” ja existentes e os planeados para breve. Lisboa e Rio de Janeiro foram as cidades pioneiras.
Mais informação,
http://www.dialoguecafe.org/
Fonte: tek.sapo.pt

QUER TER UM FILHO BONITO?

Parece brincadeira, mas é verdade! O nome do serviço é “Beautiful Baby” e tem como objectivo aumentar as suas chances de ter um filho bonito.
Para quem não conhece, BeautifulPeople, é uma rede social só para gente bonita.
O site criou um banco virtual de espermas e óvulos para as pessoas que desejam ter filhos dentro dos moldes de beleza ditados pelo site.
Como funciona: Os membros informam sobre os seus interesses de procriação por meio do registo no banco virtual de esperma.
Aqueles que desejam ser doadores poderão ter acesso às informações sobre as clínicas a contactar e obter informações sobre o protocolo de doação.
Como a ideia é realmente acabar com a feiura no mundo, o banco está disponível para quem não é membro da rede social.
Mais informação,
http://www.beautifulpeople.com/index/pt
Fonte: numclique.net

ARQUIVO FOTOGRÁFICO DA REVISTA FOTOGRÁFICA LIFE DISPONÍVEL NO GOOGLE

Poucos sabem que todo o arquivo fotográfico da Revista LIFE está hospedado nos servidores do Google.
A Life disponibiliza no Google mais de 10 milhões das suas fotografias de arquivo, sendo que, destas, 97% nunca foram vistas pelo público.
Desde os anos 1750 até aos dias de hoje, o arquivo, considerado um dos maiores do mundo, reúne imagens captadas por alguns dos mais míticos repórteres fotográficos de sempre de personalidades como John Kennedy, Martin Luther King, Walt Disney ou períodos históricos como o domínio nazi da Alemanha.
Esta iniciativa faz parte do objectivo da Google em «organizar toda a informação do mundo e torná-la universalmente acessível e útil», informou a empresa no seu blog oficial.
As fotos podem ser impressas livremente desde que não estejam a ser utilizadas como tentativa de ganhar dinheiro.
São Milhões de Fotos arquivadas, desde a guerra civil americana até os dias de hoje. Acha pouco?
Site: http://images.google.com/hosted/life

APRENDER A EUROPA

Direccionado para a Comunidade Educativa – Alunos, Professores, Pais/Encarregados de Educação e Investigadores – o sub-site “Aprender a Europa”, desenvolvido com o apoio do PRODEP III, disponibiliza um vasto conjunto de conteúdos, procurando suscitar o interesse sobre a União Europeia.
Facilitar o acesso à informação, preparada em diferentes suportes pedagógicos, envolver a comunidade educativa e estimular o debate através da disponibilização de fóruns e realização de chats temáticos, é o objectivo subjacente ao desenvolvimento deste sub-site.
Aprender a Europa pretende ser uma ferramenta pedagógica de apoio a professores, alunos e investigadores.
De uma forma estruturada apresenta a informação de acordo com a tipologia destes públicos-alvo, permitindo o acesso através de três salas distintas - Aluno, Professor e Investigador.
Site: http://www.aprendereuropa.pt/

terça-feira, 8 de junho de 2010

AS MELHORES FOTOGRAFIAS DOS AÇORES - S. MIGUEL

Os Açores são um oásis de verdura no meio do Oceano Atlântico.
São Miguel é considerada como a ilha verde do arquipélago.
Esta é rica em vegetação favorecida por um clima de primavera eterna. Os pastos verdes onde as vacas pastam tranquilamente estão cercados por sebes de hortênsias.
Florescida o ano todo, a ilha de São Miguel anima os seus sentidos com uma farândola de cores e de aromas. Ela intriga-vos por uma população misteriosa de cactos. Ela encanta-vos com a sua riqueza de espécies endêmicas.
O projecto PhotoAcores é uma página na internet que funciona como um guia turístico online para a ilha de S. Miguel, Açores.
É sobretudo um portal de fotografias da ilha de S.Miguel, incluindo também conteúdo de utilidade pública e turística.
Site: http://photoacores.com/

Também publicado em: internetparatodos.blogs.sapo.pt

DOMINIOS .PT COM NOVAS REGRAS

A Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) deu a conhecer, publicamente, o novo regulamento de registos de domínios .pt.
Maior Flexibilização dos domínios .COM.PT e .ORG.PT, mais segurança para o registo .PT e adopção formal de Centro de Arbitragem são as principais novidades anunciadas, com entrada em vigor a 1 de Julho de 2010.
Outra das novidades foi a adopção formal de um Centro de Arbitragem.
Mais informação,
https://online.dns.pt/site/publico

"iCONJI", A NOVA LINGUAGEM VIRTUAL

Há uma nova linguagem no mundo virtual. A «iConji» é a nova forma de comunicar ao telemóvel e em alguns sites de redes sociais online.
A nova linguagem consiste em imagens quadradas de 32x32 pixeis e assemelha-se aos hieróglifos utilizados no Antigo Egipto, avança o «20minutos».
A forma de expressão icónica está disponível em dispositivos da Apple, como o iPad e o iPhone, e ainda em sites como o Facebook.
Apesar de recente, a iConji tem já um vocabulário bastante extenso, de 1.185 caracteres, traduzidos em inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, hindu, mandarim e japonês.
Site: http://www.iconji.com/
Fonte: iol.pt

domingo, 6 de junho de 2010

CATÁLOGO DA VIDA - A MAIOR COMPILAÇÃO DE ESPÉCIES ANIMAIS E VEGETAIS DO MUNDO

Está disponível na internet a obra que é a maior compilação de espécies animais e vegetais do mundo: o Catálogo da vida.
Contém 77 bases de dados, alimentando um inventário de 1.257.735 espécies de plantas, animais, fungos e micro-organismos associados com 2.369.683 nomes.
Os cientistas calculam que haverá na Terra entre dois a cem milhões de espécies, a maioria desconhecidas, mas a amplitude da incerteza mostra bem o que ainda não se conhece.
Calcula-se que já tenham sido descobertas 1,9 milhões de espécies na Terra, mas o catálogo global mais completo e actualizado até agora conta apenas 1,25 milhões de organismos vivos descritos.
O Catálogo da vida é a lista mais completa e integrada conhecida pelo homem, sendo utilizado por milhares de pesquisadores, profissionais, projectos e portais do mundo inteiro, e o seu site recebe 40 milhões de acessos por ano.
De consulta livre, esta nova edição aperfeiçoou recursos de exibição, com um sistema de buscas por nome de espécies.
Disponível em,
http://www.catalogueoflife.org/

NOVO PORTAL PARA A CIÊNCIA EUROPEIA

As notícias, materiais educativos e as melhores práticas no ensino da ciência têm lugar cativo no novo portal da União Europeia dedicado a professores, pais e educadores.
Disponível em seis línguas, entre as quais não se conta o português, o site quer ajudar a inspirar os mais novos para os temas da ciência, reunindo também centenas de projectos que são desenvolvidos nos Estados-membros.
O novo portal irá dar acesso a material didáctico, a resultados de investigação e a documentos de fundo provenientes dos projectos europeus de ensino científico que beneficiaram de um financiamento da UE ou de um financiamento nacional a título de diversas iniciativas.
Mais informação,
http://www.scientix.eu/