sábado, 30 de maio de 2009

PORTAL DA CRIANÇA

Em Portugal, o dia das crianças é festejado em 1 de Junho.
Dada a proximidade desta data, sugiro este portal dedicado aos mais pequeninos, e não só....
Face à actual dispersão de informação existente no mercado no que se refere aos serviços prestados à população infantil, foi concebido este portal no intuito de colmatar essa lacuna.
O site é um portal on-line dirigido a todos os agentes educativos (pais, educadores, profissionais da educação) e público em geral, que aglomera um conjunto vasto de informação útil e actualizada no âmbito dos vários serviços prestados a crianças.
Este projecto pretende criar um Directório de Serviços para crianças, a nível nacional (Continente e Ilhas), numa plataforma on-line, que constitua uma poderosa ferramenta de divulgação e pesquisa de informação abrangendo um variado leque de áreas temáticas.
Disponível em,
http://www.portaldacrianca.com.pt/

domingo, 24 de maio de 2009

VATICANO CRIA PORTAL PARA JOVENS

O Vaticano assinala o 43º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que se celebra este domingo, com a criação de um novo portal destinado às novas gerações a que deu o nome de "pope2you", noticiou hoje a Agência Ecclesia.
O portal, tem um link para as principais redes sociais, desde o Facebook ao mais recente Twitter, e permite receber notícias em vídeo sobre o Vaticano e o Papa, tal como já sucede no YouTube, onde também a Santa Sé se encontra.
O portal permite ainda aos utilizadores aceder a discursos e mensagens de Bento XVI.
Da responsabilidade do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, o portal foi criado, segundo o arcebispo Cláudio Celli, responsável por esta estrutura da Cúria romana, para lançar a mensagem papal sobre a efeméride através de um "meio tecnológico próximo dos jovens".
Acessível em,
http://www.pope2you.net
Fonte:dn.sapo.pt

sábado, 23 de maio de 2009

CENTRO DE EMERGÊNCIA

O Portal Centro de Emergência, uma iniciativa com financiamento exclusivamente privado e da propriedade da empresa Direct Hit, Lda, é o primeiro portal de informação para a comunidade de profissionais nas actividades de emergência, protecção civil e segurança.
Este portal - Centro de Emergência - visa congregar informação existente sobre as mais variadas perspectivas da emergência, tais como emergência social, emergência médica, emergência e protecção civil, emergência e segurança policial e emergência e segurança empresarial. O portal disponibiliza ainda informação sobre os centro de emergência da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), dos Países de língua castelhana e da União Europeia.
Mais informação,
http://www.centrodeemergencia.com/portugal/

HERBÁRIO ONLINE

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra decidiu passar a disponibilizar online o Herbário do seu Departamento de Botânica.
Um Herbário é uma colecção de plantas, desde pequenas algas a grandes árvores. As plantas (ou parte delas) são prensadas e secas, montadas em folhas de cartolina (30x42 cm), identificadas, etiquetadas e dispostas ordenadamente segundo classificações internacionalmente reconhecidas.
O Herbário do Departamento de Botânica da Universidade de Coimbra (sigla internacional: COI) possui uma colecção de cerca de 700.000 exemplares (isto é, folhas de herbário) — de longe a maior do país e a segunda da Península Ibérica.
Disponível em,
http://www.uc.pt/herbario_digital/herbarioonline/herbario_online

segunda-feira, 18 de maio de 2009

PORTAL PARA PROFESSORES

É um portal, já está disponível e destina-se aos professores de ciências do ensino básico e secundário, que podem partilhar, de forma fácil, conteúdos educativos através da Internet.
Os docentes podem registar-se e aceder a mais de 700 conteúdos educativos nas áreas de Matemática, Física, Química, Biologia e Geologia, que estarão em constante actualização, promete a Gulbenkian, promotora da iniciativa.
O lançamento da Casa das Ciências envolveu a parceria com mais de 30 portais nacionais e estrangeiros, estes últimos sobretudo para tradução e adaptação dos recursos disponíveis.
Apesar de só agora ser apresentado oficialmente, o site já soma mais de 50 mil visitas.
Para visitar a Casa das Ciencias,
http://www.casadasciencias.org/
Fonte:tecnologia.pt.msn.com

NOVO MOTOR DE BUSCA

Está online o Wolfran Alpha, um motor de busca que promete responder a todas as dúvidas dos seus utilizadores, apostando na pesquisa baseada no conhecimento computacional.
Com a pretensão de ter a profundidade e a extensão de um almanaque, o Alpha diz oferecer mais do que a indexação de links apresentada pelo Google e do que as definições da Wikipédia, já que a informação resulta do cruzamento e compilação exaustiva de dados.
O novo motor de busca faz comparações, cálculos matemáticos - nomeadamente aplicando fórmulas e mostrando o resultado com representações gráficas - e conversões, entre outras possibilidades.
Mais informação,
http://www.wolframalpha.com/
Fonte: /tek.sapo.pt

sexta-feira, 15 de maio de 2009

PETIÇÕES ONLINE

Este site de petições online constitui um meio tecnológico moderno ao serviço dos cidadãos portugueses e de princípios democráticos.
O site partiu da iniciativa de um grupo de cidadãos portugueses, de modo a colmatar uma lacuna da internet em portugal.
Apesar de sites de petições online não serem novidade, a grande maioria são numa língua estrangeira ou não são inteiramente dedicados a este objectivo.
Por este motivo surgiu um site inteiramente dedicado às petições, totalmente destinado aos portugueses, e independente de qualquer rede ou entidade.
Crie a sua própria petição em minutos,
http://www.peticao.com.pt/

quinta-feira, 14 de maio de 2009

TROCA DE CASA

A troca de casas é uma alternativa de férias em que você fica na minha casa e eu na sua.
As trocas de casas já existem há algum tempo. No passado, a informação transmitiu-se oralmente ou através de pesados catálogos impressos em papel.
No entanto, as trocas através deste serviço unicamente disponível na Internet estão agora, literalmente, ao alcance da ponta dos seus dedos.
Se a ideia de trocar a sua casa não lhe é familiar ou se o assusta um pouco, pode ficar tranquilo - por ano realizam-se, com êxito, mais de 250.000 trocas de casas.
Ano após ano, cada vez mais gente adere à troca de casas como outra forma de viajar.
O que espera para viajar? Sinta-se em casa... em qualquer parte do mundo.
Entre nesta página e faça uma visita,
http://www.trocacasa.com/

MAPAS DE TODO O MUNDO

Trata-se de um serviço online que disponibiliza mapas e informações de coordenadas da maioria dos lugares do mundo, inclusivé Portugal e suas cidades.
Além de ser um tesouro para todos os tipos de mapas globais, contém também mapas personalizados para publicar, conjuntos de dados, serviços de GIS e serviços de desenvolvimento de conteúdo em todos os segmentos da indústria.
Com um escalonamento 70, 000 páginas de conteúdo de qualidade, e mais de 7000 mapas, o site atrai mais de 75.000 visitantes por dia.
Pode navegar no site por categoria de informação ou por nação, país, estado ou cidade, pois neste serviço é possível encontrar uma centena de regiões de cada lugar do planeta.
Disponível em,
http://www.mapsofworld.com/

CONTRA A PIRATARIA NA INTERNET

Apesar de não ter passado no Parlamento Europeu, o Movimento Cívico Anti-pirataria na Internet - MAPiNET quer que Portugal adopte legislação que permita cortar o acesso Internet a "piratas", ou seja, quem descarrega conteúdos ilegal.
A ideia é baseada na legislação francesa que foi aprovada na segunda feira.
O movimento explicou esta tarde os seus objectivos em conferência de imprensa, defendendo a aplicação de uma "solução de resposta gradual à pirataria na internet", que acredita pôr em causa a subsistência dos criadores e das indústrias culturais.
A solução defendida pelo MAPiNET passa pela aplicação à legislação portuguesa de normas que permitam a uma autoridade administrativa cortar o acesso à Internet caso os utilizadores persistam no download de conteúdos ilegais e ignorem os dois avisos prévios de alerta.
Mais informação,
http://www.mapinet.org/
Fonte:/tek.sapo.pt/

terça-feira, 12 de maio de 2009

MAR DE CASCAIS ONLINE

O “AquaSig Cascais” é uma fonte centralizada de informações sobre os elementos naturais e edificados numa área contígua ao concelho de Cascais, até ao limite de quatro milhas ao largo e por uma faixa terrestre até 450 metros, abrangendo os principais ecossistemas, com exclusão das zonas urbanas, urbanizáveis e turísticas.
A sua finalidade é optimizar o uso do espaço litoral, classificando o território segundo a sua sensibilidade, possibilitando uma actuação coerente e eficaz no caso de derrames de hidrocarbonetos ou de diferentes cenários decorrentes das alterações climáticas, monitorizando pontos de referência indicadores de possíveis anomalias.
Cascais é, assim, o primeiro Concelho do País a investir num sistema de monitorização dedicado exclusivamente às suas águas costeiras e a colocar toda a informação disponível ao público em geral de uma forma simples e de fácil utilização.
Mais informação,
http://sig.cm-cascais.pt/

CLIX MUSICA

A Clix lançou um novo canal temático. O canal Clix Música já está disponível e oferece a possibilidade de descarregar músicas gratuitamente e aceder a conteúdos relevantes para os fãs.
A assinalar o arranque do novo canal, a Clix disponibilizou as músicas da banda portuguesa "Os Azeitonas", apresentando um tema novo todas as quartas-feiras.
Paralelamente, também estão disponíveis os seis EPs da editora Optimus Discos, recentemente lançada.
Nesta fase inicial, a operadora já disponibiliza vídeos e links para «centenas de rádios, notícias do sector, destaques e a selecção de blogues e páginas no MySpace dos artistas», segundo o divulgado em comunicado.
Neste novo serviço, são parceiros da Clix a Ípsilon, o Blitz, a MCR, a MTV, o Público e o OP. A campanha de lançamento, sob o mote «Se é música, está no Clix», já está patente nos principais sites.
Mais informação,
http://musica.clix.pt/
Fonte:diariodigital.sapo.pt

segunda-feira, 11 de maio de 2009

MUSEU DE CIÊNCIAS GLOBAL

Este website apresenta actividades de multimédia interactiva, com um banco de actividades arquivadas sempre disponível.
Além de uma aventura educacional on-line e um banco de dados de mais de 500 centros de ciências e tecnologia de todo o mundo, o TryScience oferece experiências e dicas para pais e professores sobre formas de comprometer os jovens ao mundo das ciências.
O TryScience torna possível que crianças explorem, investiguem, descubram e tentem as ciências por si só.
É também a sua porta de entrada para conhecer a ciência e tecnologia contemporâneas através da interacção on-line e off-line com centros de ciências e tecnologia em todo o mundo.
A ciência é estimulante e é para todos!
Disponível em,
http://www.tryscience.org/pt/home.html

FÉRIAS DE VERÃO AO PREÇO DA CHUVA

A rede de agências de viagens Best Travel promove uma nova campanha de venda antecipada de férias de Verão, de 11 a 25 de Maio, denominada “Férias de Verão ao Preços da Chuva!”.
Esta campanha promove programas para o Verão, disponibilizando aos seus clientes uma oferta diversificada, a preços apelativos e competitivos no mercado, numa altura em que os portugueses começam a pensar nas férias de Verão.
Como promoção, esta campanha vai contar com meios publicitários a nível nacional como rádio, imprensa, materiais de ponto de venda, folhetos, newsletters e site Best Travel, onde já se podem encontrara as ofertas da campanha.
Mais informação,
http://www.besttravel.pt/default.asp
Fonte: noticias.pt.msn.com

sábado, 9 de maio de 2009

STAND VIRTUAL - ONLINE

Trata-se de um novo site de automóveis.
O maior stand virtual de carros novos, semi-novos e usados em Portugal.
Aqui poderá comprar ou vender o seu automóvel ou efectuar a pesquisa pelo tipo de carro que pretende.
Aumente as vendas do seu negócio automóvel, melhore a visibilidade da sua marca ou, se for um consumidor, troque de carro mais facilmente.
Mais informação,
http://aeiou.carfilia.com/

MASSA CRÍTICA - BICICLETADAS

Uma Massa Crí­tica (MC) é um passeio no meio da cidade feito em transportes não poluentes.
São passeios auto-organizados e independentes - geralmente apenas o local de encontro, o dia e o horário são definidos.
Em algumas cidades, o trajecto, o ponto de chegada e as actividades ao longo do percurso são decididas somente quando o evento já esta ocorrendo.
Realizam-se sempre na última sexta-feira de cada mês às 18h00, partindo de um local pré-determinado.
Também são conhecidas nos países lusófonos como bicicletadas porque a maioria dos participantes desloca-se em bicicleta.
O termo Massa Crítica é mais apropriado porque encoraja-se a participação de pessoas que se deslocam de outras formas: patins, skate, trotinete, pogo sticks, etc.
Venha conhecer!
http://massacriticapt.net/

PORTAL DA HABITAÇÃO

O Instituto Nacional de Habitação (INH) apresenta o portal da Habitação, criado para ser um espaço onde senhorios e inquilinos podem «interagir e desenvolver os procedimentos legais associados ao processo de actualização das rendas.
O portal já se encontra em funcionamento desde Outubro de 2006, sendo o objectivo do INH alargar as suas valências, de modo a oferecer cada vez mais produtos.
Aqui encontra informação e ajuda sobre o Novo Regime do Arrendamento Urbano, legislação, um simulador de renda e muitos outros recursos úteis.
Nesta primeira fase estará essencialmente vocacionado para prestar informação e apoiar a implementação do novo regime de arrendamento urbano (NRAU). Futuramente, serão progressivamente adicionados novos serviços.
Disponível em,
http://www.portaldahabitacao.pt/

sexta-feira, 8 de maio de 2009

"TU E A INTERNET"

Arranca esta sexta-feira um novo portal que tem por objectivo sensibilizar os jovens para os perigos da Internet e promover a utilização saudável das novas tecnologias.
O “Tu e a Internet” é o resultado de um estudo realizado pelo Departamento de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, em parceria com o Center for Research in Advanced Computing Systems (CRACS).
O estudo incluiu um inquérito online a adolescentes e jovens dos 12 aos 23 anos, realizado em Janeiro e Fevereiro, que quis perceber que conhecimentos têm os jovens sobre a rede, quais as suas atitudes quando estão online, qual a sua noção de privacidade e quais as suas vulnerabilidades.
Mais informação,
http://tueainternet.pt.vu/
Fonte:tecnologia.pt.msn.com/

REDE SOCIAL PARA UNIVERSITÁRIOS

O Lappiz é uma ferramenta web colaborativa que permite aos estudantes, em especial aos do ensino superior, partilharem conteúdos de âmbito académico entre si.
É uma rede social que nasceu em Portugal. O seu objectivo é puramente educacional, proporcionando aos estudantes um acesso universal a todo o tipo de documentos que possam ser interessantes numa determinada área de estudo.
Permite aos estudantes localizarem informação existente em múltiplas instituições de ensino, aproveitando e usufruindo efectivamente de um verdadeiro trabalho em equipa.
Já disponível em duas línguas, Português e Inglês, o Lappiz continuará a expandir-se para uma aplicação cada vez mais localizada, estando previstas novas traduções num futuro próximo.
Importa ainda referir que a plataforma permite a integração com várias ferramentas como o Facebook, Flickr, Wikipédia e Google Maps.
Mais informação,
http://www.lappiz.com/

quinta-feira, 7 de maio de 2009

JÁ CONHECE O NOVO BANCO?

O novo banco a actuar no mercado português apresentou-se esta quarta-feira ao mercado. Sem medos da crise.
O Banco Carregosa tem sede no Porto e vai apostar na banca privada
A instituição diz que o modelo de negócio está mais focalizado na gestão de patrimónios, opção que é entendida como factor de diferenciação estratégica.
Falando durante a apresentação pública do novo banco, no Porto, o presidente da comissão executiva afirmou que «grande parte dos capitais serão geridos fora do balanço» e que «o risco é por conta do cliente», sendo papel do banco «aconselhá-lo».
Mais informação,
http://www.bancocarregosa.com/
Fonte:agenciafinanceira.iol.pt/

NOVO DIÁRIO

O jornal I apresentou-se hoje nas bancas nacionais com uma tiragem de 80 mil exemplares e preço de capa de um euro, de segunda a quinta-feira.
À sexta-feira e sábado o título liderado por Martim Avillez Figueiredo acresce 40 cêntimos.
Com uma redacção de 70 jornalistas, o novo título é composto por quatro secções: Opinião, Radar, Zoom e Mais.
Um dos destaques do jornal é o suplemento de sexta-feira: O Melhor do New York Times, onde estão reunidos conteúdos do título norte-americano. Outro suplemento para sexta-feira é o Guia para um Grande Fim-de-Semena, feito pela redacção da Time Out. A revista Nós acompanha o I aos Sábados.
Mais informação,
http://www.ionline.pt/

NÃO TEM COMPUTADOR?

Após anos de desenvolvimento, foi lançado o primeiro Sistema Operacional online do mundo, chamado de iCloud.
Não necessita de instalação e funciona utilizando o Internet Explorer ou Firefox.
O iCloud é um website que leva o seu navegador para um computador online.
Um computador gratuito online com área de trabalho, programas e armazenamento.
Com área de trabalho, ferramentas de trabalho, e-mail, até 50GB de armazenamento e muito mais...
Possivelmente este tipo de soluções serão muito provavelmente a regra e não a excepção, num futuro cada vez mais próximo.
Tenha um sistema operacional, e tenha acesso aos seus arquivos em qualquer lugar do mundo,
Mais informação,
http://icloud.com/pt

PRONUNCIA CORRECTA DE NOMES

Este site pretende ser uma base de dados de nomes de todo o mundo, e a sua pronúncia correcta através de reprodução em audio.
O sistema de streaming é bastante leve e veloz, sendo possível também adicionar seu próprio nome a partir de um arquivo em formato MP3.
Além de pesquisar directamente por nomes próprios, também há outras categorias que podem ser muito divertidas, como nomes de comidas e bebidas e nomes de cidades. Através da busca avançada (opção Advanced Search),pode filtrar a pesquisa por categoria, nacionalidade, nome e até mesmo descrição.
Aprenda a pronunciar de forma correcta qualquer nome,
http://www.howtosaythatname.com/

segunda-feira, 4 de maio de 2009

SE NÃO SABE ONDE IR...

Conheça aqui todas as informações sobre o que está a acontecer: cinema, dvd,cultura, passatempos, fotos, videos e muito mais!
Trata-se de um site centrado nas áreas de lazer e entretenimento e que se apresenta como um Guia de informação rápida e acessível, feito a pensar nas necessidades de um target urbano, de todas as faixas etárias.
No site podem ser consultadas várias secções de notícias, lançamentos DVD, galeria de fotos, vídeos ou passatempos.
Numa segunda fase, incluirá também as secções noite, cultura e experiências.
Mais informação,
http://www.vousair.com/

MUSEU DE NOTÍCIAS DIÁRIAS

A expressão "montra virtual" aplica-se com todo o sentido ao Newseum, um site onde os internautas vão poder encontrar e ver "alinhadamente" aquilo que faz notícia nas primeiras páginas da imprensa diária de todo o mundo.
Ao todo são quase 400 capas de jornais, de mais de 40 países, entre os quais se poderão ver alguns exemplos portugueses, como o Público ou o Jornal de Notícias, mas onde será engraçado ver o que se passa em regiões mais longínquas, partindo do princípio que percebemos as suas línguas.
Para uma consulta mais facilitada, poderá optar pela listagem por região, onde depois escolherá os elementos de interesse, ou pelo mapa, uma vez que a disponibilização por defeito está organizada por ordem alfabética dos países contemplados.
Mais informação,
http://www.newseum.org/todaysfrontpages
Fonte:/tek.sapo.pt

POUPAR ENERGIA É FIXE

Ainda bem que há quem pense no que fazer para poupar electricidade que é paga à EDP. Há cada vez mais consciência que a nível mundial tem de haver mais empenho para a poupança de energia, ou não estivéssemos numa crise energética mundial.
De momento por cá também há algumas campanhas para aprender a poupar energia.
Este site suporta um concurso para as escolas onde os alunos podem ir experimentando técnicas de poupança de energia em casa, no escritório ou na escola. Os dez melhores vão receber prémios, que incluem também um computador portátil para a escola que registe a melhor média de resultados.
Esta primeira fase do concurso limita-se às escolas da zona norte, mas ao longo dos proximos dois anos lectivos a iniciativa deverá ser estendida ao centro e sul do país.
Mais informação,
http://www.enerfixe.com.pt/

CRIE MUSICAS PARA O SEU TELEMÓVEL

O mercado dos ringtones é explicitamente crescente, no entanto nem todos temos de pagar pelos serviços comerciais que nos oferecem as nossas músicas preferidas convertidas num toque de telemóvel.
Existem vários serviços online, mas este destaca-se pelo positivo, pois oferece um conjunto de ferramentas bastante apelativo e pouco vistos noutros websites.
Make Own Ring é o nome deste serviço que permite, de forma gratuita e online, criar os seus toques de telemóvel à sua medida.
Além do mais, apesar de estar em inglês, o site é bastante intuito e permite a (quase) todos os utilizadores avançar sem medos.
Mais informação,
http://www.makeownringtone.com
Fonte:http://www.kerodicas.com

sexta-feira, 1 de maio de 2009

AS PÁGINAS WEB MAIS BONITAS

Neste site reúnem-se desde 2002 as páginas web mais bonitas.
O critério é discutível, e sobretudo variável, mas os mais de 1000 sites coleccionados não deixam de ser uma referência em webdesign.
As propostas são muitas vezes de estúdios, campanhas de comunicação, sites gráficos e, sobretudo, com um cariz comercial forte.
As galerias são actualizadas regularmente e na área de recursos pode encontrar links para temas mais específicos.
Mais informação,
http://www.beautifully-webdesign.net/
Fonte:http://tek.sapo.pt

FELIZ DIA DA MÃE

Tal e qual o Dia do Pai, o dia da Mãe é uma data móvel, ou seja é comemorada em cada país em datas e meses diferentes; pelos mais diversos motivos.
Em Portugal, até há alguns anos atrás, o Dia da Mãe era comemorado a 8 de Dezembro, mas actualmente o Dia da Mãe é no 1º Domingo de Maio, em homenagem a Maria, a Mãe de Cristo.
Saiba tudo sobre o dia da mãe no site Oficial,com dicas de presentes, história do dia das mães, mensagens, fotos e imagens do dia das mães...
http://www.dia-das-maes.info/

NETBOLSA

A Bolsa Nacional de Formadores e das Ofertas de Formação Pedagógica é uma iniciativa do Centro Nacional de Qualificações de Formadores do Departamento de Formação Profissional do IEFP IP e visa melhorar e facilitar a disponibilização de informação relativa a formadores certificados e oferta de formação pedagógica, aos utentes e entidades interessadas.
Aproximar a oferta e a procura é o objectivo do projecto.
Por um lado, os formadores certificados têm a oportunidade de se registar na NetBolsa e de actualizar os seus dados pessoais e profissionais em qualquer altura.
Por outro lado, as entidades formadoras podem consultar a informação disponível na bolsa, com o intuito de procurar profissionais com o perfil pretendido.
Na NetBolsa os formadores têm ainda a possibilidade de pesquisar cursos de formações pedagógica, quer inicial, quer contínua, reconhecidos pelo IEFP e válidos para a obtenção ou renovação do Certificado de Aptidão Pedagógica (CAP).
A procura destas formações pode ser realizada por região, área de interesse e ainda por data.
Mais informação,
http://netbolsaformador.iefp.pt/IEFP_bf/